sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vamos falar de:

Gesso


Então galera, vamos falar desta vedete arquitetônica que pode mudar nossas vidas? O gesso pode ser aplicado na construção/decoração de diversas formas:

-Na for ma mais primitiva o “pozinho branco” (ainda estou falando do gesso, viu?! Não me levem a mal!): Muitos construtores em busca de economia utilizam o gesso misturado com água para emboçar as paredes internas, deixando elas lisinhas e pulando a etapa do emboço e da massa corrida. Mas, isso não funciona para qualquer parede! Então cuidado!! Para se ter um bom resultado as paredes devem ser de blocos de concreto ou blocos cerâmicos. Elas também devem estar bem niveladas e o cimento utilizado para assentar os blocos deve estar bem rente. É uma boa dica para que quer economizar na construção, pois o próprio bloco já oferece uma construção mais econômica que os tijolos comuns. A mesma técnica pode ser aplicada nas lajes de concreto para se dar um acabamento mais delicado.

-Gesso acartonado: O famoso “Drywall” é esso compactado com cartão (sim, papel mesmo) e aditivos químicos, essa combinação forma uma placa bem resistente e de superfície lisa, fácil de dar acabamento. Esse produto pode ser usado para construir paredes internas e também para compor tetos rebaixados. A instalação é muito simples e feita a seco, isso confere mais economia, flexibilidade e redução de resíduos na obra, o que é muito bom para o meio ambiente. No caso das paredes a instalação é feita com montantes fixos no piso e no teto e as placas são fixadas nestes montantes. Veja a imagem abaixo:
Sistema do drywall



Instalação


Esta solução é muito utilizada em imóveis comerciais, pois normalmente quando se aluga um espaço comercial, principalmente em grandes prédios, estas soluções são práticas, rápidas e não oferecem grandes riscos à estrutura existente, pois é bem leve.
Hoje em dia já vemos várias residências sendo construídas desta forma também, pois a leveza do material não sobrecarrega a parte estrutural, deixando a obra com um preço bem mais baixo.
Para cada ambiente é indicado um tipo de placa: placa normal (cor parda) para áreas secas, placa resistente à umidade (placa verde) e a placa resistente ao fogo (placa cinza). A aplicação é a mesma independente do tipo da placa. Este tipo de parede também é muito bacana para reparos que se façam necessários em fiações e tubulações, pois evita quebra-quebra, visto que as placas são fáceis de cortar com o estilete e emendar com massa corrida ou gesso.
O forro de gesso acartonado tem processo semelhante ao da parede, mas neste caso a fixação ocorre na laje ou na estrutura da cobertura e permite criar diversos tipos de desenhos e embutir iluminação, ele é um coringa e grande amigo dos arquitetos na hora de fazer o projeto luminotécnico, principalmente em reformas, onde os pontos antes definidos deverão ser modificados.
Olha como ele é feito:
Instalação de forro de gesso

É com esse produto que são feitas as famosas sancas como essas:
Sancas
 Mas o gesso acartonado ainda pode fazer um monte de coisas como:
Estantes:

Paineis:


E o que mais sua imaginação mandar.

-Molduras: as molduras de gesso existem desde que o mundo é mundo (tá bom, vai... exagerei!), na verdade elas substituem o que antes era feito com entalhes de madeira.  E servem para dar acabamento seja nas junções entre teto e parede, parede e piso, e também podem dar uma alegrada no meio das paredes também.  São feitas do pozinho branco (hehehehe), misturado com água e moldado no desenho desejado. Após isso ele é colado com o próprio gesso direto na parede/teto. Neste caso são usados placas lineares e a emenda é feita também com o próprio gesso. Mesmo o gesso sendo branquinho, é bom dar uma boa mão de tinta para esconder as imperfeições. É difícil encontrar uma casa que não possua moldura de gesso, mas caso eu não tenha explicado muito bem, seguem algumas imagens para esclarecer.



Aqui tem um cortineiro em gesso nele é utilizado também o gesso acartonado para dar suporte à moldura- bom pelo menos foi o que eu entendi do gesseiro que fez lá em casa:


Bom, gente! O gesso tem mais utilidades e formas do que eu listei, mas acho que estas são as aplicações mais importantes e ocorrentes no dia-a-dia. Se tiverem dúvidas ou sugestões, escrevam, vou tentar respondê-las. Se eu não souber, vou buscar com quem sabe!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Seu trabalho é lindo amiga, vc tá de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito informativa a matéria, principalemte para os leigos....

    ResponderExcluir